Ana Bolena

668,Anne Boleyn,by Unknown artist Unknown artist

Minha pretensão não era de postar hoje sobre essa outra grande figura histórica que admiro demais, mas estive em uma certa correria nas ultimas semanas e não queria deixar de homenagear ela após o dia de hoje, o que muitos vão estranhar, pois hoje foi o dia, há exatamente 477 anos em que ela foi executada.

Eu ia postar antes dela, sobre outra figura histórica, mas ela não é de grande importância quanto a Ana Bolena.

Há, se prepare, o post é longo…se não curte ler, te aguardo no próximo!

Cinema e TV

Bom, a maneira que conheci essa personagem histórica, foi através do serie The Tudors, para saber mais, é só clicar no nome da série e vai te direcionar ao link em meu outro blog.

E após, ver a série e conhecer essa grande personagem, eu fui atrás de toda cinematografia/história em relação a ela. E acredite, a lista é grande! Não só em questão de cinema/séries mas até óperas!

O EUA ao ver a fama que a série The Tudors estava fazendo, resolveu lançar o filme A Outra (2008) com um bom elenco até (clique no nome da série para ver mais informações) só que esse enfatizava mais sobre a intriga e disputa de Ana Bolena e Maria Bolena com relação ao Rei Henrique VIII, o que é diferente na série que Maria Bolena quase nem aparece, só que no filme em termos de beleza, fica complicado não querer aquele rei (Eric Bana) e ele realmente tem que ficar em dúvida com relação á duas beldades Ana (Natalie Portman) e Maria (Scarlett Johansson), o problema é que era uma morena e uma loira, se surgisse uma ruiva o problema já tava resolvido hahahahaha (juro que não to puxando saco pro meu lado #anjinho)

Mas ressalto mais uma vez, como digo no meu outro blog, que Natalie Dormer (série The Tudors), para mim foi a melhor atriz que interpretou Ana Bolena, e a melhor Ana Bolena foi feita por ela, vale a pena conferir uma entrevista com a atriz postada no Boullan.

10

Natalie Dormer – “Ana Bolena”

Também pra quem vê e se fascina por The Tudors (no meu caso), quando assiste o filme, fica com aquela questão “eu queria mais, saber mais” ou seja, o filme passa a estória muito rápido, então para quem não tem paciência de ver uma série e de ver   a estória mais detalhada, recomendo o filme, agora quem quer ver uma série boa! É claro que recomendo a série!

Como disse antes, a cinematografia é grande, mas quis postar os mais recentes e fáceis de encontrar para todos assistirem, os mais antigos pretendo falar em outro post para os cinéfilos de carteirinha, mas acho que vou postar no outro blog… ainda vou ver isso.

Livros

tudors series

Há uma coleção, de inicio, sobre esse universo Tudor que quero ler, da autora Philippa Gregory, seus livros são A Irmã de Ana Bolena (2002), O Bobo da Rainha (2003), O Amante da Virgem (2004), A Princesa Leal (2005), A Herança de Ana Bolena (2006)  e A Outra Rai­nha (2008). Dizem que seus livros são de ficção baseados em História Real, quanto a isso, eu não sei…só sei que foram eles que inspiraram a cinematografia citada em esse post.

Biografia

Com essa minha fascinação/euforia, queria muito mais detalhes sobre a vida dela e tudo em volta em geral, encontrei o blog Boullan, que é um diario sobre a vida dela, e sim, você encontra de tudo por lá, é incrivel como a autora do blog consegue desenvolver conteúdo todos os dias sobre esse período histórico, e também sobre toda cultura (filmes, series, operas, moda, etc.) que envolve Ana Bolena, eu babo pelo blog, pelos posts, é o meu melhor guia sobre ela, tenho alivio de esse site existir, pra eu sempre que quiser ler algo sobre ela, é só ir lá e consultar, gostaria de ver essa mesma idéia/dedicação com relação a outros personagens históricos, o dificil é ter pessoas tão apaixonadas pela História e suas grandes personalidades.

E por a existência do site, acho injusto eu postar uma biografia da Ana Bolena de acordo com o que sei como fiz com a Sissi, porque até então a minha fonte de informação é esse site, preferi falar e exemplificar com cinematografia que por conta própria assisti.

Agora, minha opinião pessoal sobre a Ana Bolena, quem viu/verá a série ou o filme dependendo de seus princípios/conceitos pode/poderá estranhar essa minha admiração por ela, porque sim, ela muitas vezes é retratada como uma prostituta ambiciosa sem escrúpulos, até porque havia um pai no começo da História que a empurrou a tudo isso, e para alguns isso era motivo de orgulho para outros, motivo de vergonha, se isso foi fato ou não, eu não sei…mas há autores e eu que sou fã defendemos como uma mulher forte e digna de admiração.

O problema ou falha que vi em Ana Bolena, era sua impulsividade em certos momentos, e seu desespero a ponto de não saber parar pra pensar como reconquistar o Rei, ela soube “arquitetar” tudo como conquistar ele, mas quando a relação estava decaindo, parece que ela perdeu a astucia…também tenho que dizer que temos que dar uma chance a ela, coitada…porque o Henrique era praticamente um homem impossível de lidar, ou você obedecia ou você era decapitado, ela foi ambicionar o homem com o posto mais alto de todos os cargos e ilimitado de poder, e que, além de tudo, era genioso, não é pra qualquer um sobreviver ao lado dele, além de sua fama e fome por sexo.

O maior erro de Bolena foi ter prometido um filho homem para ele, isso repercutiu em seus ouvidos a ponto de ele romper com a Igreja Católica, divorciar da primeira rainha (Catarina de Aragão) e fundar sua própria Igreja, isso com certeza fez Ana Bolena ter um papel fundamental na História da Inglaterra, mas como que você em aqueles tempos que nem existia um ultra-som ou a moderna medicina de escolher o sexo de seu bebê, promete a um homem ambicioso e machista que vai lhe dar um varão?!?!?!

Foi muito loucura e risco da parte dela! Mas ao ter sua primeira filha, Elizabeth I (que falarei em outro post), foi um “tapa na cara” de Henrique, porque por mais que ele tivesse tido outras após Bolena, e também seu varão (que não viveu a ponto de reinar), foi Elizabeth que trouxe prosperidade á Inglaterra, ele deve ter se mordido de raiva e arrependimento com relação a Ana Bolena ao ver isso, porque querendo ou não, os dois fizeram o fruto perfeito para o futuro da Inglaterra. Então, eu considero a Ana Bolena mais uma guerreira da História, ela não subiu ao trono, mas ela gerou a mulher que subiu ao trono e é uma das figuras mais importantes da História! 

Espero que tenham gostado do post, para você que curte História e principalmente as mulheres que fizeram a diferença, e para quem já assistiu/quer assistir a serie e o filme, algo a comentar? 

Agradeço a quem leu!

Deixe seu comentário!

Comentários

3 comentários

  1. Sora

    Muito obrigada pelos elogios! Fico muito contente de saber que alguém lê fielmente tudo que escrevo. Concordo com o que você disse: na minha opinião um dos pontos que contribuíram para a queda de Ana foi a sua personalidade, quase sempre impulsiva e explosiva, que não combinava com o comportamento submisso que o rei estava acostumado a ter com sua primeira esposa e cortesões.

    1. EGO respondeu Sora em

      De nada! Eu que fico muito feliz em saber que você leu meu recado e veio conhecer meu cantinho especificamente em essa homenagem a Ana Bolena! =D

      Poisé, esse rei era complicado, como toda monarquia foi….estou na espera da White Queen, vai que me torno fã também? rs

      Obrigada por visitar, conhecer e gostar! Beijinhos